terça-feira, novembro 01, 2005

A proibição de fumantes no concurso do PSF

A Prefeitura de Maringá não pretende permitir que fumantes participem do concurso que contratará novos servidores para o PSF. Também quer que os futuros integrantes das equipes do Saúde da Família tenham bons hábitos alimentares. A iniciativa pode parecer bastante restritiva – até discriminatória. Mas, convenhamos, gente que trabalha com saúde tem mesmo que dar bom exemplo. Como pouca gente sabe, além de jornalista, pesquiso há anos a área de Educação. Por conta disso, sei (através de autores consagrados) que ninguém consegue bons resultados na defesa de determinados comportamentos se não fizer aquilo que fala. Como o PSF atua na prevenção de doenças, orientando pacientes que sofrem com hipertensão, diabetes e tantas outras doenças causadas ou intensificadas a partir do consumo de cigarros e de uma alimentação desequilibrada, barrar profissionais que tenham esse hábito é sim uma medida sensata.

3 comentários:

zgsil disse...

Olá Ronaldo,
Parabéns pela sua defesa a respeito da exigência da Prefeitura, para os contratados para o PSF, para que sejam não fumentes, pois, concordo plenamente con seu comentário !

Anônimo disse...

Concordo com o prefeito pela primeira vez neste mandato. É inadmissível.Esses dias fui num pneumologista, Dr Reynaldo, e o mesmo estava com fedor insuportável de cigarro. Isso é horroroso. E o PSF tem que ser levado à sério mesmo, pois temos que cuidar para evitar as doenças, e será através de hábitos saudáveis e higiene.

Anônimo disse...

Educação é exemplo, assim acho que finalmente esse governo tomou uma atitude coerente. Parabéns.