terça-feira, novembro 22, 2005

Mutirão contra a dengue - resposta ao leitor

Sobre um post que tratava sobre a ausência de um mutirão contra a dengue publicado ontem neste blog, o leitor Juca sugeriu que este jornalista se informasse melhor. Disse também que, ao contrário do que eu havia comentado, o chamado Dia D de Combate à Dengue aconteceu em Maringá.
Muito bem, se o Juca entende que houve o mutirão, eu entendo que não houve. O Dia D, como defende o Ministério da Saúde, é uma espécie de arrastão em TODA a cidade, mobilização da população, limpeza de entulhos, panfletagem, carros de som, visita às residências etc etc.
Em Maringá, no último sábado, receberam os agentes de saúde a Zona Sete e a Vila Esperança. Os outros bairros da cidade não viram e nem ouviram falar do combate à dengue. Nenhum meio de comunicação recebeu um único release da prefeitura falando sobre o mutirão ou sugerindo o tema como pauta. Os quatro veículos de comunicação que se propuseram a tratar do assunto procuraram a Vigilância Sanitária para saber o que seria feito, porque até então ninguém os havia informado.
Quanto ao trabalho feito, cerca de 9 mil residências foram visitadas. A escolha pela Vila Esperança e Zona Sete foi baseada no fato de estes locais concentrarem um índice de 71% da presença do vetor dentro das residências. Porém, outros bairros também apresentam índice elevado e não contaram com a presença dos agentes. Exemplo disso é a região do Mandacaru, Cidade Alta e Hortência. E por quê? Por falta de recursos para a realização do modelo de arrastão que até o ano passado era feito e por falta de pessoal. Para se ter uma idéia, praticamente todos os bairros foram visitados no ano passado no Dia D de Combate à Dengue. E foi no ano passado que o número de casos registrados da doença não chegou a 10 (oito, para ser preciso) – neste ano, já foram 105 confirmados, de 293 notificados.
Portanto, Juca, agradeço seu comentário porque de fato publiquei uma informação parcial (por isso, retirei o post anterior), mas, você pode não concordar comigo, mas considero que, diante do aumento do número de casos e de outras decisões administrativas da prefeitura, não há justificativas para fazer um “mutirão” tão restrito – logo, entendo que não houve arrastão contra a dengue e por isso publiquei o post (já retirado) não revelando esse outro lado da história.

Nenhum comentário: