sexta-feira, novembro 25, 2005

Fim das eleições diretas: por que retroagir?

Ao conversar ontem com o secretário de Governo, José Buzato (uma pessoa que respeito e por quem tenho simpatia), sobre o projeto do Executivo que pós à eleição direta de diretores nas escolas municipais e nos centros de educação infantil, ele falava com bastante naturalidade que a nomeação de pessoas que dirigem determinadas instituições ou entidades públicas é algo bastante comum. Lembrou que isso acontece em várias universidades (com o reitor sendo escolhido pelo governador), no Tribunal de Contas etc etc. Já a secretária de Educação Norma Deffune apontou que é uma prerrogativa do prefeito definir o modelo para a escolha dos diretores e que não caberia sequer reclamação por parte do Conselho Municipal de Educação. Cá com meus botões fiquei pensando: é verdade que em muitos lugares há lista tríplice, a eleição não é direta, existem nomeações etc etc. Acontece, porém, que na busca pela democracia deveríamos estar avançando, abrindo ainda mais espaço para a participação popular e não restringindo-a aproveitando-se de modelos existentes, herdados dos nossos tempos de ditadura. Repito aqui as palavras do vereador Humberto Henrique: “não sei por que tanto medo de ouvir o povo falar, se o povo é importante para votar?”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso é autoritarismo do príncipe SBII, da duquesa Borgheti, do Reicardo Barrros e da Rainha Dona Bárbara. Essa dinastia absolutista monarquista vai mandar cercar a cidade e viveremos no Reinado dos Barros. Conseguiram retroagir na democracia. Agora que todos da família tem cargos, eles vão propor o fim das eleições diretas para os cargos que eles ocupam. Ou ainda vão tentar colocar a mãe em algum cargo eleito pelo povo

Anônimo disse...

até penso que nas escolas não deveriam ser feitas eleições, mas se hoje elas existem, não é justo que o princípe simplesmente mude as regras do jogo, num regime de urgência, com as bençãos dos súditos (vereadores)... e por falar neles, que cambada de irresponsáveis, hein?

Anônimo disse...

Acho que o pessoal das escolas não devia ter aceitado tal imposição, queria ver se todo mundo se negasse a se inscrever e fizessem ao invés disso uma grande manifestação, ai queria ver o prefeito continuar com esse retrocesso.