quinta-feira, novembro 24, 2005

Escolas: quem disse que os pais sabem votar?

Ainda não tinha comentado nada sobre essa polêmica do fim do direito a livre escolha dos diretores nas escolas municipais. Porém, vou tentar elaborar uma reflexão sobre este assunto. Basicamente, a proposta do prefeito Silvio Barros é estabelecer que cada escola tenha, no mínimo, três candidatos; a população vota neles, mas a decisão final acaba sendo do prefeito; já nos centros de educação infantil, é nomeação mesmo – não tem sequer a enrolação das eleições. Pois bem, a atitude do município foi, no mínimo, precipitada. Não discutiu com a categoria, não sondou os pais de alunos, enfim, foi antidemocrática. Caso o prefeito quisesse argumentar que nem sempre os pais conhecem de fato quem são os melhores nomes para dirigir a escola, eu entenderia. Afinal, sou pai de aluno e por mais que participe da educação de meu filho não sei bem quais professores da escola dele poderiam melhor dirigir aquela instituição. Porém, isto não justifica que o município decida tirar o direito histórico da livre escolha do diretor apenas em razão de achar que fulano é melhor que sicrano. Entendo que a postura do prefeito deveria ser outra. Dizer que não houve tempo para discutir, é conversa fiada. Não houve tempo para mandar o carnê de IPTU na casa das pessoas, não houve tempo para discutir o IPTU, não houve tempo para tratar antecipadamente das eleições. Pára com isso! Se de fato faltou tempo é porque sobrou incompetência.

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, com este governo, aprendemos que "a falta de tempo" virou justificativa pra se deixar de fazer muita coisa necessária para a população, no entanto, sempre se acha tempo pra fazer licitação de publicidade, viagens mais a passeio do que a trabalho, etc. Mais uma vez, verificamos quais são as verdadeiras prioridades...

Anônimo disse...

Ronaldo, se vc que é "silvista" esta assim, imagina quem não é?

Anônimo disse...

Se os pais não sabem votar, quem disse que o príncipe SBII sabe escolher. Ele escolheu os secretários Heine, Nagahama, Flávio vicente, Flor Duarte e companhia bela. E o que aconteceu. Setores estão piorando a olhos vistos. Vamos parar de hipocrisia. A dinastia Barros não tolera a democracia. Com o fim da velha(que controla todos, talvez os meninos possam melhorar. Dona Bárbara(ou Rainha Elizabete de Windsor) tem um apetite por poder voraz. Vamos ver o que a lavanderia Dolomita anda fazendo.