quinta-feira, dezembro 29, 2005

Saúde presta contas e ninguém fica sabendo

Postei hoje uma nota sobre a falta de transparência em Maringá. Cometi um erro: na última segunda-feira, a prefeitura de Maringá fez a prestação de contas da Saúde. O problema é que ninguém ficou sabendo. Nem a imprensa. Alguns vereadores receberam a carta na tarde de ontem, apesar de ter sido datada como sendo do dia 22, quinta-feira passada. O funcionário da câmara responsável pela correspondência jura que só teve acesso às cartas para entregar nos gabinetes na terça-feira. Ou seja, um dia depois da realização da audiência. A data de emissão é estranha, porque na sexta-feira, 23, houve sessão extraordinária e ninguém foi convidado ou comunicado que haveria a audiência pública. Outro fato estranho foi a escolha da data: 26 - um dia depois do Natal. A impressão que deu é que o governo municipal fez de tudo para manter a audiência pública da Saúde restrita a algumas poucas pessoas.

Um comentário:

Anônimo disse...

- O Conselho Municipal de Sáúde, poderia não aprovar as contas, tendo em vista que as audiência públicas não foram feitas.
- Se um vereador diz que recebeu o convite depois da audiência ser realizada, é questionável a validade desta audiência.
- A não realização destas audiências públicas na área da saúde pode implicar na suspensão do repasse do Fundo Nacional da Saúde para o Municipio (recursos utilizados para a manutenção da sáude). Mensalmente o Municipio de Maringá recebe aproximadamente deste fundo R$ 5.000.000,0 (CINCO MILHÕES DE REAIS)
qualquer cidadão pode consultar no site http://www.fns.saude.gov.br