sexta-feira, dezembro 30, 2005
A todos amigos e leitores, um feliz 2006!
Quando Jesus esteve na Terra, um fariseu O testou com esta pergunta: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Jesus respondeu: "‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.’ Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Mat. 22:36-40, NVI.
Assim, por meio deste, resolvo que guardarei o mandamento "dois em um".
Você consegue imaginar quão perfeito seria este mundo se todos fizessem isso? Se amássemos a Deus de todo o coração, não haveria o perigo de amarmos qualquer outro deus ou adorarmos a semelhança de qualquer coisa, animada ou inanimada. Se amássemos nosso próximo tanto quanto amamos a nós mesmos, certamente honraríamos nossos pais e qualquer outra pessoa respeitável.
Se amássemos o nosso próximo como a nós mesmos, não o mataríamos, nem mesmo acidentalmente (dirigiríamos nosso carro de modo mais cuidadoso), nem fugiríamos com o cônjuge dele. Não furtaríamos nada dos vizinhos (nem mesmo as rosas que crescem do outro lado da cerca) e não mentiríamos a eles – nem mesmo uma lorotinha.
Se amássemos nosso próximo tanto quanto amamos a nós mesmos, não cobiçaríamos as coisas deles (nem o carro Mercedes, nem o cabelo naturalmente ondulado). Ficaríamos felizes porque essas queridas pessoas possuem coisas tão legais.
Essa é uma boa resolução, e meu alvo é elevado. Goldie Down
Silvio quer trazer imperador do Japão a Maringá
Só milagre mantém Guerlles no Saop em 2006
Governo parece não querer aprovar Orçamento
quinta-feira, dezembro 29, 2005
Saúde presta contas e ninguém fica sabendo
Dois cooperados da Coopernorte são de Maringá, os demais são de Sarandi e Paiçandu
Silvio não vai anunciar reforma do secretariado
Falta transparência na gestão pública em Maringá
Fidel Castro nunca foi socialista?
O socialismo possui nuances que vão do vermelho sangue ao cor de rosa. Tanto que os diversos partidos brasileiros de esquerda como o PPS (antigo PCB), PC do B, PT, não se entendem muito bem. Não dá pra tomar a ex-URSS e a China como exemplos pois nos dois países o socialismo descambou pra regimes ditatoriais. Quanto a Cuba, alguns historiadors afirmam que a Revolução pretendida por Fidel e Che Guevara não tinha nada de socialista e, sim, de anti-americanismo. Cuba foi se aproximando da ex-URSS, devido ao cruel embargo econômico imposto pelos americanos ao país. Depois, da queda do socialismo soviético (foi esse socialismo que morreu), em 1991, Cuba ficou sem alternativa já que vivia um regime ditatorial, tal qual a ex-URSS. Mesmo assim, o pensamento socialista é viável. Talvez, na forma da Social Democracia, hoje defendida pelo PSB.
quarta-feira, dezembro 28, 2005
Guarda Municipal em 2006. E os recursos?
Leitora justifica excesso de velocidade da circular
“Não quero dar uma de defensora dos motoristas, mas ando muito de ônibus e já ouvi muita conversa entre motoristas. Sei que eles, em determinados horários, têm uma tabela que seria impossível de cumprir, se não corressem tanto. Agora com o fato de não haver mais cobradores, a coisa ainda ficou pior, porque o tempo que o motorista perde cobrando a passagem ele tem que tirar correndo mais, e ainda assim está havendo muito atraso. Acho que parte da responsabilidade pelos motoristas correrem tanto, e eles correm mesmo (às vezes nem conseguem parar nos pontos por causa da velocidade que desenvolvem), é da empresa TCCC, pois é ela a responsável por fazer tabelas mais folgadas, colocar mais ônibus nas linhas, e finalmente cobrar de seus motoristas que andem dentro da lei”.É verdade, Ângela. Talvez a nossa sugestão deveria ser pela mobilização dos usuários do transporte coletivo a fim de cobrarem providências – para segurança dos passageiros e daqueles que estão fora do ônibus.
Retrospectiva - os pedintes não eram culpa do PT
“No final do ano passado, o governo que nos antecedeu iniciou esta campanha, mas ela começou muito isolada e, por isso, não teve a repercussão necessária. Nosso propósito agora é envolver toda a sociedade, porque quando todos estão envolvidos todos são responsáveis”.Além da crítica à gestão anterior, na ocasião, ela ainda disse que gostaria de colocar a campanha nas ruas em, no máximo, um mês.
Bem, qualquer pessoa de Maringá já pôde notar que, nos últimos meses, aumentou o número de pedintes nas ruas e avenidas da cidade. A quantidade de crianças que estão nos semáforos é preocupante. Também cresceu o número daqueles que batem de porta em porta pedindo um prato de comida ou alimento (até mesmo os bairros mais pobres de Maringá estão sendo assediados por esses pedintes).
Imprudente sim, mas e a velocidade do ônibus?
terça-feira, dezembro 27, 2005
No trânsito: Silvio vai preferir Miura ou Pignata?
Ainda vale a pena defender o capitalismo
Governo compra cachaça e minhocas
Você, caro leitor, já imaginou a União comprando 24 garrafas de cachaça ou 47 toneladas de minhocas!? Pois, então, acredite nessa possibilidade... As cachaças foram compradas em 1995, pelo Comando Militar do Leste. As minhocas, adubaram os jardins do Superior Tribunal de Justiça em Brasília (O mais curioso são as compras de preservativos pela Secretaria do Superior Tribunal de Justiça – como não é pelo Ministério da Saúde para campanhas de prevenção fica a dúvida sobre o destino das camisinhas).Pelo que podemos notar, o dinheiro público é muito bem aplicado. Não? Se há algo positivo nisso é que pelo menos nós, contribuintes, podemos saber como o governo federal gasta o dinheiro dos impostos – diferente da Câmara de Maringá, que não é nada transparente e não disponibiliza os gastos na internet e cria obstáculos, exigindo que se protocole requerimentos para ter acesso aos balancetes.
As despesas são consideradas legais, ainda que possamos questioná-las quanto à prioridade. É certo que, mesmo com a eliminação desses dispêndios, não influenciaríamos no superávit fiscal ou na realização de importantes ações sociais. Mas, tais gastos causam espanto e demonstram que ainda existem "gorduras" no setor público. (www.contasabertas.uol.com.br)
segunda-feira, dezembro 26, 2005
A gastança com lanches no Palácio do Planalto
Retrospectiva - primeira entrevista com o prefeito
Somos obrigados a atuar dentro de uma estrutura administrativa e dentro de limitações financeiras deixadas pelo governo antecessor. A gente tem situações que estão totalmente alheias ao nosso controle e que tem que conviver com a nossa proposta de governo. Felizmente, isto é temporário. Logo vamos poder governar do nosso jeito.O que dizer? Ao que parece, até hoje a equipe dele está com dificuldades para governar do jeito que defendiam na campanha - tanto é verdade que a primeira reforma será anunciada esta semana.
Durante a campanha, eu acreditei que estava tudo em ordem. O PT foi tão incisivo em dizer que estava tudo em ordem, que as contas estavam equacionadas, e eu acabei acreditando.Hoje, o prefeito sabe que fechar as contas não é tão fácil. A expectativa do déficit no governo dele para este ano é de R$ 30 milhões.
Só para deixar bem claro: prioridade para nós é geração de empregos, melhoria no atendimento da saúde e o cumprimento dos compromissos de campanha.Na Saúde, a coisa piorou e o prefeito ainda está tentando encontrar uma solução.
Vamos concluir a Vila Olímpica, que é uma obra de peso.O dinheiro já está liberado e a licitação pode sair ainda esta semana.
Vou reduzir a tarifa do ônibus. Com certeza absoluta, antes de terminar o primeiro trimestre, este compromisso será cumprido.A promessa foi cumprida no final de fevereiro, mas o preço de R$ 1,35 foi mantido por menos de 60 dias. Porém, o valor da passagem, hoje, ainda é menor que o praticado no final do ano passado.
Silvio quer anunciar secretários esta semana
Escândalo na administração João Ivo?
Haja disposição para trabalhar...
sexta-feira, dezembro 23, 2005
Um ótimo Natal a todos amigos e leitores!
Certa vez tive de ir ao hospital para uma cirurgia. Lá encontrei uma paciente que falava tanto, que chegou a me contar a história da sua vida. Quando recebemos alta, ela me telefonava todos os dias. Um belo dia, anunciou que estava grávida do seu segundo filho, e decidi fazer um xale de crochê para ela. Comprei a linha e escolhi um modelo muito especial. Quando terminei o xale, entrei em contato com ela. Ela me disse que não o queria – mesmo sem vê-lo! Senti-me muito mal. Aquilo realmente doeu. Fiz aquele presente com todo o amor do meu coração, e agora ele era recusado – um presente indesejado.
Decidi vender o xale e alguém o comprou para uma amiga. Depois de passada uma semana, a mulher para quem o xale fora feito originalmente me telefonou e perguntou se eu ainda o conservava comigo. Seu marido lhe havia dito que ela fora insensata ao não aceitar o presente que fiz – mas era tarde demais.
A mãe de Jesus não teve o privilégio de um parto numa sala com ar-condicionado. Não havia lugar na hospedaria. Esse Bebê não teve um berçário bonitinho, enfeitado com tons de azul. Ele nasceu numa manjedoura onde os animais se alimentavam. Nem parentes nem bondosos amigos Lhe levaram roupinhas macias para vestir. Ele foi envolto em faixas – tiras de pano para cobrir Seu corpinho nu. Até o rei Herodes quis destruir esse Bebê.
Esse Bebê foi Jesus, o Rei dos reis! Nascido em condições tão humildes – uma dádiva indesejada – "Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam." João 1:11.
Hoje você tem a oportunidade de aceitá-Lo e amá-Lo de todo o coração – não mais como uma dádiva indesejada, mas como um presente de valor inestimável. Amanhã pode ser tarde demais. (Priscilla Adonis)
Vereadores evitam convocação de sábado
Na Câmara, Humberto foi quem mais lucrou
Maringá é notícia ruim no Jornal Hoje
Em tempo: a rebelião deve ter confundido quem assistiu a reportagem e também viu o Globo Repórter (há cerca de sete ou oito meses) que mostrou Maringá como a cidade mais segura do país
Rebelião na 9ª SDP
quinta-feira, dezembro 22, 2005
Vereadores vão trabalhar até no sábado
Em tempo: nenhum a galera do Hoje vai trabalhar no sábado, véspera de Natal.
Na hora do voto: não confio na justiça do povo
Retrospectiva - Passe do Estudante
Câmara não recebe extras por convocações
quarta-feira, dezembro 21, 2005
Saúde vai ficar devendo para o ano que vem
Não é novidade as convocações da câmara
O mala do Galvão incomoda Casagrande
Em entrevista à rádio Kiss FM, o comentarista esportivo (Casagrande) disse que não concorda com atitudes de Galvão Bueno, com quem trabalha na Globo. "Pensei em pedir demissão várias vezes. Ele é uma estrela e age como tal. Desrespeita os técnicos, grita. Mas o respeito como profissional", falou.
Celular agora substitui o cartão de crédito
Deficiências de governo são culpa do sistema
Não há lógica na concorrência de uma empresa
terça-feira, dezembro 20, 2005
Acim lança serviço de pagamento pelo celular
Retrospectiva – Polêmica entrega do IPTU
Retrospectiva – Reforma do Willie Davids
Asteróide pode se chocar com a Terra
Desde que os cientistas concluíram que os dinossauros foram extintos pela queda de um asteróide na Terra, há 65 milhões de anos, os astrônomos se perguntam: a destruição vinda do céu poderá se repetir? Essa era a principal questão discutida duas semanas atrás, em Londres, num encontro entre cientistas europeus. Em junho do ano passado, descobriu-se no espaço um asteróide, batizado de Apophis, que em 2029 poderá passar a uma distância da Terra mais próxima que a da Lua. Caso isso aconteça, a gravidade terrestre alteraria ligeiramente a órbita do asteróide, fazendo com que, ao passar novamente pela Terra, em 2036, ele colidisse com nosso planeta. Os cálculos indicam que ele cairia próximo a Sydney, na Austrália. [...] Segundo a Nasa, ao atingir o solo, ele poderá liberar uma energia de 850 megatons, 57.000 vezes maior do que a da bomba nuclear que arrasou Hiroshima. (Revista Veja)
Convido você a relembrar fatos deste ano
Quando bate a indignação...
Estou de saco cheio de ver o país dar um passo adiante e dez para trás, por que o progresso democrático contraria os interesses de meia dúzia de poderosos, cuja ganância é maior que o tempo que eles terão de vida paraaproveitar o produto de sua perversidade.
Estou de saco cheio de ver o único Governo em muitos anos que nos livrou do FMI, voltou a financiar moradias, criou um programa de segurança alimentar para atender os famintos, assumiu a liderança da América Latina e impôs respeito no mundo todo, ser execrado diariamente nos jornais, como se tivesse inventado a corrupção, a violência e todos os problemas que o país arrasta há quinhentos anos.
Polêmica no PMDB esconde contradição
“A executiva estadual disse que não haverá convenção em março, porque não é prudente. Poderia haver uma nova cisão no partido às vésperas de um processo eleitoral importantíssimo, que vai escolher o governador do Paraná”.A reprodução da fala de Pavanelli revela que ele deu isso como certo e afirmou que já tinha sido acordado quando ele assumiu interinamente o PMDB. Portanto, algo precisa ser esclarecido.
Em tempo: antes mesmo de Pavanelli ser nomeado, conversei com o Romanelli (secretário estadual do PMDB) e ele disse que não deveriam ser feitas eleições em vários diretórios, inclusive em Maringá.
Prefeitura desconta 22% do 13º do funcionalismo
Fiquei sabendo agora que não foram 22% e sim, 11%. Silvio II fez isso para pode tirar a certidão negativa de débitos previdenciários, para poder receber os R$ 11 milhões para cumprir a promessa do irmão, Ricardo, de construir a Vila Olímpica, onde já foi enterrado muito dinheiro. (Angelo Rigon)
segunda-feira, dezembro 19, 2005
Governo confirma R$ 11 mi para Vila Olímpica
Silvio vai a Brasília em busca de recursos
Ronaldinho Gaúcho é o melhor do mundo
Cinco disputam chance de vender UM notebook
Tudo caminha como o John previu
Três títulos, três gols anulados... e daí?
sexta-feira, dezembro 16, 2005
Um breve, mas fundamental agradecimento
Como faço a cada início de noite, de sexta-feira, deixo a você um breve pensamento e meu desejo de um ótimo final de semana. O blog voltará a ser atualizado na segunda.
“Os que têm a mais profunda experiência nas coisas de Deus, são os que mais longe se encontram do orgulho e da exaltação própria. Formam de si mesmos humilde conceito, e o mais exaltado da glória e excelência de Cristo. ... Quando tivermos os olhos fixos no Céu, e uma clara visão do caráter de Cristo, exaltaremos o Senhor Deus em nosso coração.
À medida que uma pessoa se vai relacionando com a história do Redentor, descobre em si mesma sérios defeitos; tão grande é sua dessemelhança com Cristo, que ela vê a necessidade de mudanças radicais em sua vida. Todavia, ela considera isso com o desejo de tornar-se como seu grande Exemplo. Toma as expressões, o espírito de seu amado Mestre. Pela contemplação, ‘olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus’ (Heb. 12:2), transforma-se à Sua imagem”.
Você acredita na ingenuidade de Valter Viana?
Esse vereador "coroinha" é de uma ingenuidade angelical, somente ele e alguns de seus pares, em toda Maringá, com certeza duvidavam que não houvesse superfaturamento. Mas antes tarde do que nunca, tomara que tenha aprendido a lição e de agora para frente, não se sujeite às pressões do Pres. da Câmara.
Leitores comentação boato de cassação de Verri
“Era só o que faltava... ser cassado por falar justamente a verdade!!”
“Até gostaria que eles tivessem essa ousadia de pedir abertura de cassação por decoro parlamentar do vereador Verri, aí sim as pessoas sérias da cidade iriam se indignar com mais essa atitude. Se um fato desse ocorrer em Maringá, pode fechar as portas e entregar a chaves para John e seus nobres pares”.
Saúde: uma nova medida polêmica está no forno
Funcionária é afastada por ser parente de petista
John defende construção de autódromo em Mga
O povo tem os vereadores que merece?
Câmara silencia diante da redução do Orçamento
Depois de enterrar a CPI, Viana admite cassação
Cassação por dizer que a câmara não é séria?
quinta-feira, dezembro 15, 2005
Denúncias do MP parecem não intimidar John
Dorival apresenta relatório paralelo e acusa PT
Petista salva a administração de cometer erro
Vereadora Marly pede o afastamento de John
Retificando uma "injustiça" contra a câmara
Quem ficou com o lucro astronômico dos laptops?
Compra de notebooks pela câmara: é de arrepiar!
A Informar Assistência Técnica Ltda, pelo que vazou das ações da Promotoria, adquiriu da Itautec em 26 de fevereiro um laptop de R$ 4,8 mil, que entregou à câmara por R$ 10.980,00. No mesmo 26 de fevereiro, comprou outro por R$ 4,3 mil, e vendeu a um cliente por R$ 6 mil. Ou seja, numa venda ganhou 30%; na outra, para a direção da câmara, ganhou 120%. Esta é a prova do superfaturamenteo, o que configura talvez o maior escândalo de toda a história da Câmara Municipal de Maringá. Sem contar que no dia em que venceu a licitação (17 de fevereiro) a empresa tinha R$ 46 mil em conta corrente, ou seja, não tinha dinheiro para comprar os 20 laptops e entregá-los à câmara. Só fez porque foi financiada com o meu e o seu dinheiro, via direção da câmara, que no mesmo dia 17 depositou R$ 236 mil para a compra. O poder público perdeu nesta jogada pelo menos R$ 130 mil.
As informações que estão chegando à imprensa, com base nas duas ações protocolizadas pelo Ministério Público contra a compra dos 20 laptops fora de linha e dois tripés, são de arrepiar. Na verdade, confirmam as suspeitas que toda a cidade tinha: é escandaloso!
Vejam: a Informar não tinha condições de participar da licitação, entre outras coisas, porque não tinha capital para isso. Assim, a Câmara Municipal de Maringá financiou a compra. O dinheiro foi dado à empresa, via TED, no dia 17 de fevereiro. O primeiro computador chegou ao Legislativo 9 dias depois (26 de fevereiro). A empresa pagou R$ 4.800,00 à Itautec e entregou à câmara, para ficar guardado no almoxarifado, por R$
10.980,00. Servidores da comissão de recepção de produtos da câmara responderão a ação criminal porque mentiram sobre a data de chegada dos laptops. Assinaram que foram entregues no dia 18, mas foi no dia 26 de fevereiro. Sem contar que foi apenas um dos 20. Os outros 19 foram entregues no dia 1o de março.
Rigon publica revista com Rubens Bueno na capa
A quem interessa o Orçamento superestimado?
São-paulinos torcem pelo Liverpool
Depois da retaliação, o perdão custou caro
quarta-feira, dezembro 14, 2005
Câmara terá R$ 1 milhão a menos em 2006
Mais uma do Pavanelli na festa da UEM
Na festa com Requião, Pavanelli é o chato
De bom humor, Requião visita Maringá
Tucanaram o Orçamento Municipal de 2006
Câmara de São Paulo compra 60 notebooks
Os 55 vereadores de São Paulo são mesmo invejosos: irão ganhar 60 laptops no valor de Cr$5.750,00 a unidade, num total de 345 pilas.
Um Fogueteiro muito mal informado
Jornalista questiona John por falta de transparência
Em sessão quente, câmara vota Orçamento
Caro anônimo: não só de blog vive o homem
terça-feira, dezembro 13, 2005
Zebrão tenta retaliar Marly depois volta atrás
Reunião que decide greve será às 19h30
Prefeito tenta explicar, mas não explica
Tá todo mundo falando da visita de Requião ao bar
Orçamento recebe proposta de 29 emendas
Servidores devem fazer manifesto na câmara
Interesses políticos podem tirar Miura do trânsito
O trânsito de Brasília está, novamente, a merecer uma atenção especial das autoridades e da própria sociedade. Vários indicadores, alguns facilmente mensuráveis nas estatísticas e outros nem tanto, evidenciam essa necessidade. Os brasilienses estão, por exemplo, cada vez mais relapsos na direção, segundo dados coletados pelo Corpo de Bombeiros. Em 2004, a corporação registrou 4.589 acidentes. Em 2005, foram 6.231 notificações. Conseqüentemente, a quantidade de vítimas fatais também foi maior, algo em torno de 30%, segundo o mesmo levantamento.
Pega mal declaração de Viana em coluna de jornal
segunda-feira, dezembro 12, 2005
O que sobra na Câmara de Apucarana falta aqui
Família Barros nunca mais
Leitor avalia fatos da Câmara de Maringá
SOBRE VALTER VIANA
Espero que os "nobres pares" desse inusitado vereador Viana não esqueçam mesmo o que ele proferiu e principalmente, de sua atitude. Torço mesmo é para que a população e seus eleitores reflitam e repercutam sua atitude, suas conseqüências para nossa cidade, e dêem a ele o que merece, o esquecimento, pois a partir de agora é mais um número na bancada favorecida e privilegiada por John, agora ele é amigo do Rei, está em Pasargada.SOBRE A CÂMARA DE MARINGÁ
Eu também estaria muito ansioso se estivesse na pele da maioria deles, um ano muito difícil, revelou a toda cidade a "qualidade" dos nobres pares. Algumas surpresas boas, como a vereadora Marly, Humberto; decepções, nem vamos citar, pois está na boca de todo o povo. E algumas figurinhas dessas, serão facilmente encontradas em Barra Velha, Camboriú, curtindo suas "merecidas" férias. Torço para não encontrá-los por lá e me estressar relembrando suas performances no legislativo de nossa Maringá.
Procon multa Itaú por demora de 4 minutos
Prefeito tenta evitar greve da Saúde
Vereadores contam os dias para início do recesso
CPI dos Laptops fez a primeira vítima: Viana
sexta-feira, dezembro 09, 2005
Ainda há homens e mulheres sérios na política?
Como alento ao coração (e com o desejo de um ótimo final de semana), deixo a você, leitor, duas citações de um texto que li há poucos minutos quase sem querer. O primeiro está na Bíblia, na primeira carta de São Paulo aos Coríntios:
"cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho" (I Cor. 3:8).O segundo é de uma escritora que respeito muito.
“Toda ato bom e todo ato mau, e sua influência sobre os outros, é examinado pelo Esquadrinhador dos corações, a quem é revelado todo segredo. E o galardão será de acordo com os intuitos que motivaram a ação”. – Testemunhos Para a Igreja, vol. 2, pág. 520.