quarta-feira, março 29, 2006

Prefeito se recusa a falar sobre denúncia

O depoimento abaixo é do jornalista Andye Iore e está no Factorama. Faço questão de reproduzir, porque revela um comportamento nada adequado para um chefe do Executivo.

Mais uma vez o prefeito Silvio Barros (foto) perde a linha e gera um ruído no processo de Comunicação. O problema agora aconteceu comigo hoje de manhã durante o lançamento da Expoingá, na Sociedade Rural de Maringá. Esperei que o prefeito fizesse seu discurso e o abordei na saída, perguntando se ele poderia falar sobre a denúncia das máquinas públicas trabalhando em uma obra particular. O prefeito disse: “Pra você eu não falo!”. E, rudemente, virou as costas e foi embora.

Eu fui atrás e insisti querendo saber o motivo. Ele simplesmente disse que não responderia para mim e que se a Gazeta do Povo quisesse fazer uma reportagem, poderia mandar um repórter falar com ele. E, que ele já havia comunicado a direção da Gazeta do Povo. Eu perguntei o motivo da postura, já que apesar de eu ter feito a reportagem da denúncia, passei o dia todo de sexta-feira atrás do secretário Diniz Afonso para que a prefeitura pudesse se explicar. Mesmo assim, o prefeito, mais uma vez, se virou e me deixou falando sozinho.

Achei lamentável a postura vindo de um prefeito que anunciou em campanha fazer uma administração moderna. O prefeito é uma pessoa pública e tem a OBRIGAÇÃO de falar a imprensa, seja qual for a postura do veículo que o jornalista representa. Eu estava no local representando dois veículos de Comunicação – o jornal Hoje e a Gazeta do Povo – e o prefeito tem compromisso com os leitores (contribuintes) e muitos de seus eleitores.

Me orgulho muito de trabalhar para a Gazeta do Povo e para o Hoje. O primeiro é o maior jornal do estado com circulação nacional. O segundo cumpre o papel de ser uma opção aos veículos já enraizados na cidade e dá a oportunidade de publicar textos como este que está gerando toda esta polêmica.

Não tenho culpa se há coisas erradas na prefeitura e fiz o que qualquer jornalista deveria ter feito. Se há algum questionamento quanto ao meu texto, isso poderia ser questionado pela assessoria de Comunicação da prefeitura e até mesmo judicialmente. Mas, não há o que questionar na reportagem, pois estão apresentados os fatos de todos os lados... como manda a regra básica do jornalismo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Lula também está com ódio mortal da imprensa e não dá entrevista pra ninguém. A grande imprensa nacional aceita isso numa boa. Lula também é OBRIGADO a dar entrevistas?

Anônimo disse...

O comentário anterior defendendo veladamente o prefeito esqueceu de dizer que o Lula providencia a sáida do responsável da pasta, por exemplo Palocci, e não somente afasta.

Anônimo disse...

Anônimo (2), só porque o anônimo (1) diz que o Mula faz igual, não significa que seja uma defesa velada ao prefeito, significa que ele vê o que você não admite, o PT é uma desgraça tanto quanto qualquer partido político...

Anônimo disse...

Boa resposta, anônimo (3). Assinado: anônimo (1)