terça-feira, março 07, 2006

Foto de estudantes bebendo revela perfil de jovens universitários

Não dá para passar despercebida a foto de João Mário Goes na capa do Hoje Maringá desta terça-feira, onde estudantes comemoram o ingresso na universidade "entortando" uma garrafa de pinga. Não quero ser moralista, mas é lamentável o comportamento de nossos universitários. Cursar o ensino superior numa instituição pública é fato a se comemorar, mas o uso de bebida de forma indiscriminada tem sido prática comum para muitos jovens. São potenciais dependentes do álcool - com consequências na vida adulta e profissional. Como crer numa futura geração equilibrada, responsável, capaz de tirar este país do buraco? Imagens como a estampada no Hoje alimentam comentários como o feito pelo prefeito Silvio Barros de que pelo menos metade dos estudantes usam drogas (álcool é droga, embora lícita).

7 comentários:

Fábio Linjardi disse...

Não vejo nada de grave em tomar umas para comemorar. Só não pode dirigir depois, claro. O álcool é um lubrificante das relações sociais. Essa rapazeada é inteligente, tanto que passou no vestibular mais difícil da região.

O rapaz da foto que o João Mário flagrou bebeu meia garrafa de pinga. Isso é absurdo. Hoje na hora que ele acordar talvez jure que nunca mais coloque uma gota de álcool na boca nesta vida (essas promessas costumam ser quebradas entre 12 e 24 a horas).

Ronaldo, na boa: também achei nada a ver esse papo de o futuro do país está ameaçado porque a rapazeada toma todas ao entrar na faculdade. Se bebida atrapalhasse o desenvolvimento da nação, Alemanha, EUA, Inglaterra e Escócia estariam pedindo dinheiro emprestado para o Brasil.

Em tempo: o Silvio Barros não bebe e nem por isso tem feito grandes coisas...

Anônimo disse...

As pessoas deveriam se preocupar menos com o que os outros fazem e se preocupar mais com o que elas próprias não fazem pelos outros.

Anônimo disse...

Ronaldo: pelo amor de Deus, isso não!

Os alunos da UEM são dez, são muito bacanas, tiram isso de letra.

Fui estudante de uma universidade pública e bebia muito, festava bastante e fui uma aluna nota dez na USP/Ribeirão Preto.

Faz parte da socialização, da desencanação...

Os alunos mais recatados são para mim os mais travadinhos (sou professora ...)

Gelinton Batista disse...

Uma foto não pode dar margem a uma constatação generalizada.
Acredito que sua observação é importante, porém não concordo com sua atitude alimentando o discurso do prefeito que, assim como vc, critica mas não propõe alternativa.

Anônimo disse...

Teu preconceito não conhece limites. E não é "revelam". É "revela".

Anônimo disse...

Muçulmanos não bebem. Deve ser por isso que em suas teocracias o futuro é tão promissor. Acho que é por isso que eles são tão tensos que as vezes chegam a explodir!

Anônimo disse...

Eu acho que tudo o que é demais atrapalha. Vc pode ter sido moralista sim, mas entendi o que vc quis dizer. O aumento de consumo de alcool é muito grande e dessa maneira vai acabar afetando negativamente os jovens, sim. Tem molecada que com 13, 14 anos já está tomando porre e não acho isso nada bom.