quarta-feira, março 15, 2006

Motoristas têm culpa nos acidentes com motos

Quase todas as mortes no trânsito em Maringá envolvem motociclistas. Ontem, um casal perdeu a vida na Colombo. O jornal O Diário mostrou isso na edição de hoje e a CBN ouviu o diretor de Trânsito, Luis Riogi Miura. Este, por sua vez, sustentou que os motociclistas não respeitam as regras e são, muitas vezes, os responsáveis pelos acidentes. Miura tem razão, mas é preciso não generalizar. Sou motociclista e piloto em Maringá há mais de três anos. Procuro ser prudente, cauteloso, principalmente, porque quase sempre levo comigo o bem mais precioso que tenho: meu filho de nove anos. Vejo de tudo no trânsito - motociclistas (em especial, os motoboys) enlouquecidos que aprontam todas em nome da suposta pressa e motoristas que, na maioria das vezes, parecem ter um ódio mortal contra quem está sobre uma motocicleta. Alguns demonstram uma disposição assustadora para complicarem a vida de quem pilota - fechadas são comuns, trocas de pistas, desrespeito à preferência etc etc. Por tudo isso, não é nada fácil mudar a lógica do trânsito e estabelecer uma convivência pacífica entre carros e motos.

2 comentários:

Nanda disse...

Não da pra culpar só motociclistas, nem da pra culpar os motoristas. Todos tem uma parcela de culpa. Mas tem muuuito motociclista que gosta de sair ziguezagueando por aí, por ser menor, pode ser mais veloz e vai enfiando a moto pode cabe! Concordo que tbem tem muita gente que sabe pilotar a moto e que respeita. E tem mto motorista que nem vê moto, como se fosse invisível vai tacando o carro em cima. Não da pra generalizar, nem de um lado, nem de outro.

Anônimo disse...

Concordo com o Melki, esse negócio de moto ocupar a beirada da rua é muito ruím. A moto é um veículo e deve ocupar seu lugar, com todos os direitos e deveres.