terça-feira, janeiro 10, 2006

Por que a saúde não tem conserto?

O leitor e comentarista assíduo do blog, o professor Josenilton, fez uma análise interessante sobre a razão do problema da saúde nunca ser resolvido.
O problema da saúde pública no Brasil, ao meu ver, nunca será resolvido. Por 2 motivos: (1) Saúde dá voto. O ex-presidente Dutra (1946), por exemplo, foi eleito prometendo investimentos na Saúde (Plano SALTE). (2) Fazer o SUS funcionar contraria muitos interesses econômicos. Se não, vejamos: Quem lucra com as deficiências da saúde pública? Sem dúvida, clínicas particulares, hospitais, planos de saúde, políticos. De minha parte, faço um esforço danado pra pagar um plano pro meu filhinho (eu e minha esposa dependemos do SUS), ao passo que, se eu tivesse certeza que seria atendido com tudo o que fosse necessário, jamais pagaria plano de saúde. Acho, que muitos deixariam de pagar também. Enfim, alguns podem achar que fiz uma abordagem simplista demais do
problema, que não é bem assim, o caso é mais complexo, blá, blá, blá... Mas é o que penso. Se algum político discordar, que pare de fazer promessas eleitoreiras e resolva o problema. Afinal, como diz um ditado popular: Quem quer faz. Quem não quer, ARRUMA DESCULPA!

Um comentário:

Anônimo disse...

Este ditado já é antigo, o atual é "é possível e vamos fazer".